Pular para o conteúdo principal

Vem cá, eu te conheço?

Nas últimas décadas o termo design se tornou muito popular no país. Isso ajudou os profissionais da área, dando mais evidência ao seu trabalho. No entanto, a profissão de Designer continua rodeada de falsos conceitos. As pessoas ignoram ou confundem as atividades de um designer, normalmente com o trabalho de um ilustrador, engenheiro, arquiteto, artista plástico ou qualquer profissional envolvido com arte e projetos.

O profissional de design é um enigma para a sociedade. Não é fácil ser um profissional com uma estigma enigmática. A sociedade sabe o que é um médico, um advogado ou um músico (pelo menos não os confundem). Como nossa profissão é relativamente nova no país e o termo design é usado de forma errada, o verdadeiro profissional não é visto de forma correta.
A maioria dos designers já passaram pela situação em que alguém o pergunta o que ele faz e tiveram dificuldade em deixar tudo claro.

O estudante de design, no princípio de suas atividades, já têm suas primeiras experiências desgastantes perante à ignorância em relação ao design. A propósito, muitos dos que ingressam nas faculdades de Desenho Industrial e Design não tem conhecimento do panorama da profissão em relação aos seus deveres e direitos. Nem boa parte dos formados, infelizmente. A verdadeira situação do designer como profissão é que não é regulamenta por lei.

Acontece que a busca pelo direito da regulamentação da profissão no Brasil já existe desde o início dos anos 80 e muito pouco tem sido feito pelo Congresso Nacional. A parte boa da história é que alguns profissionais e associações de design do país tem realizado alguma coisa.

Regulamentação do Design.

ADEGRAF (Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal), por exemplo, possui um material que tem o objetivo de esclarecer o processo de regulamentação, além de apresentar o panorama atual do design no país e concientizar o profissional sobre as atividades da causa.

Acesse o link e confira. Vale para todos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A emocionante aventura do Sr. Morris Lessmore

Já falamos aqui da qualidade do aplicativo para iPad Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore . Agora você pode assistir o curta que compila a emocionante aventura: De novo, assista em fullscreen. Vi no Brainstorm9 .

Desenhando Finn e BMO - Hora de Aventura

Aprenda a desenhar o Finn e a construir o BMO da série Hora de Aventura. Learn how to draw Finn and build BMO's Adventure Time series. Finn, BMO, Papercraft, Hora de Aventura, Adventure Time

Liberdade inspira criatividade.

Qualquer criativo sofre com deadlines apertadas; isso é fato. O pior é que o resultado do trabalho muitas vezes  não atinge um nível alto de "qualidade" , devido ao pouco tempo. Pensando nisso, a agência Cafe Creative criou o vídeo abaixo para provar que se o cliente precisa de um sanduíche, ele pode receber um pão com manteiga ou um beirute, dependendo da deadline. Vi no Brainstorm9 .