Pular para o conteúdo principal

Teste sua criatividade em 5 etapas


O que você faz para estimular sua criatividade? Alguns procuram ler sobre um determinado tema e há quem prefira apenas relaxar. Tudo isso funciona, de algum modo. A seguir, você verá 5 formas de desafiar sua capacidade criativa, de modo bem fácil, sem a necessidade de métodos complexos.

1 - Usos alternativos
Criado pelo psicólogo J.P. Guilford, em 1967, o Teste de Uso Alternativo propõe que você pense em quantas utilidades são possíveis para um determinado objeto, como uma cadeira, tijolo ou caneca. Veja esse exemplo, utilizando um clipe de papel:

  • Segurar papéis;
  • Miniatura de trombone;
  • Brincos; 
  • Marcador de livro; 
  • Manter fios enrolados; 
  • Abrir drive de CD/DVD pelo orifício de segurança. 

Perceba que o teste mede a divergência de pensamento através de 4 categorias:

  • Fluência: quantidade de possibilidades;
  • Originalidade: quão incomuns são os usos;
  • Flexibilidade: áreas de abrangência (brinquedo, acessório, ferramenta);
  • Elaboração: nível de detalhe nas respostas

Tente você agora. O que você pode fazer com uma colher?

2 - Figura incompleta
Acredite, eu já brinquei com isso quando criança e revi anos mais tarde, na época faculdade. Desenvolvido pelo psicólogo Ellis Paul Torrance, o teste chamado TTCT buscava uma identificação à base da criatividade, para testes de QI. Um dos elementos do teste era um "desenho incompleto". Veja dois exemplos com seus respectivos resultados:
torrance_2image.img.1302550412426

Faça um experiência. Imprima as figuras e deixe sua criatividade fluir.

3 - Charadas
"O que é uma caixa, sem dobradiças, chave ou tampa e ainda com tesouro dourado escondido dentro?" A pergunta de Bilbo Bolseiro no livro O Hobbit é um ótimo exemplo de um enigma que parece difícil, no entanto é elementar.

Psicólogos costumam usar essas charadas para medir o potencial criativo. Diferente do primeiro teste, esse tem o objetivo de descobrir uma única resposta correta (mesmo que possa haver outras em potencial).

Agora pense: "Um homem casou 20 mulheres em uma cidade pequena. Todas as mulheres ainda estão vivas e nenhuma delas se divorciou. O homem não infringiu nenhuma lei. Quem é o homem?"

Não sabe a reposta? Clique aqui.

4 - Associação Remota
Consiste em apresentar três palavras não relacionadas, como "Cabide - Porta - Quarto" e perguntar qual seria uma quarta palavra que possa conectar todas as três. Nesse caso, pode ser Guarda-Roupa.

Esse método, apesar de válido, provavelmente não lhe trará um bom resultado no exercício da criatividade, como os outros testes. Porém, vale tentar. Diga você a quarta palavra para: "Autor - Páginas - Editora".

5 - O Problema da Vela
Um teste clássico, criado pelo psicólogo Karl Duncker. O indivíduo era apresentado a uma vela, uma caixa de percevejos e uma caixa de fósforos. A questão era como fixar a vela em uma parede, sem que ela derrame cera sobre a mesa ou o chão.

O teste desafia principalmente como o indivíduo se comporta com objetos familiares para resolver um problema.

candle_2_550

Tem coragem de testar? Faça e depois confira o resultado aqui.

Agora basta você aplicar esses testes em períodos e condições diferentes, para ver em qual deles você é mais criativo. Bom trabalho!

Fonte: The 99%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compartilhe conhecimento

Você já deve ter ouvido muitos discursos sobre o conhecimento e como é importante que você o compartilhe. Mas você já parou para pensar no por quê? Algo tão valorizado, que pode fazer com que você se sobressaia entre outros, precisa ser distribuído? Sim. Então, por quê?

Além do fator altruísta, compartilhar conhecimento terá um grande impacto em seu crescimento pessoal e profissional. E, claro, no crescimento das outras pessoas também. Compartilhar faz com que você busque cada vez mais o enriquecimento de sua cultura.



Não importa se você é um subordinado, um chefe, uma dona de casa, um avô, um irmão, um amigo, um faxineiro ou um engenheiro. Sem dúvida, você deve compartilhar conhecimento. E mais, valorize quem o faz.

Há mais de 2 anos, eu fiz uma lista de programas e sites com recursos que costumam me ajudar muito em diversas situações, especialmente no trabalho. Depois de compartilhar com alguns amigos através do Google Drive (Docs), resolvi compartilhar publicamente. Eu sei que essa…

Desenhando Metal - Homem de Ferro

Como desenhar superfícies metálicas.
How to draw metal surfaces.


Desenho, Metal, Iron Man, Homem de Ferro.Visite o canal doisDI Desenhando.