O que fazer quando você volta a praticar os velhos e ineficazes métodos de produtividade


O que você faz quando percebe que sua tentativa de ser mais produtivo o levou de volta aos velhos hábitos? Desiste ou muda de atitude?

A resposta desempenha um papel essencial em como criar mudanças em sua vida, incluindo seu investimento de tempo. É normal que você dê uns 2 passos adiante e 1 para trás, empregando novos hábitos. O importante é que você responda de maneira correta a esse novo estilo. Veja como manter, mesmo se houver recaída, uma mudança comportamental duradoura:

Determine o que levou à recaída
Não culpe o sistema ou a si mesmo. Para experimentar uma mudança duradoura, olhe para a situação como uma oportunidade de aprendizado que resultará em algo diferente no futuro. Nos impasses e problemas, em vez da acusação, procure ser analítico.


Estabeleça soluções
Depois de determinar o que levou à recaída, decida o novo comportamento que você deseja aplicar. Por exemplo: Se eu começar a me sentir agitado, então eu fico longe do meu computador e planejo meu dia, em vez de entrar de cabeça em mais trabalho. Se eu receber um pedido do cliente em cima da hora, então eu vou pensar se aceito ou recuso, devido ao curto prazo. Se eu estou doente, então eu vou reduzir minha rotina de exercícios e aumentar meu tempo de sono.



Reconheça os desvios, analisando o dia a dia
Listar o que você faz diariamente ajuda a perceber quando você sai do foco. Por "check-in" no seu hábito diário, você estará mais ciente de quaisquer alterações e menos propenso a escorregar.


Recaídas acontecem
Não fique paranoico temendo deslizes. A maneira de contornar o medo do fracasso é dar-se permissão para levar vida momento por momento. Deixando de lado o medo do fracasso, você aumenta sua chance de sucesso na mudança de hábito duradouro. Com a atitude certa e abordagem, você pode superar as recaídas e seguir em frente em seus objetivos de investimento de tempo.


Texto original em inglês: 99u.com

Comentários